Responsive image

SASF/JFPB DIVULGA MATERIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL


 

No mês em que é realizada a campanha “Janeiro Branco”, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), através da Seção de Apoio à Saúde Funcional da JFPB (SASF), divulga orientações relacionadas à saúde emocional. O material, voltado a todos os integrantes da Seccional, traz dicas simples sobre como equilibrar a vida e está disponível no link a seguir: https://bit.ly/3ZNCGsn.  

Conforme o médico da JFPB, Diego Moura, a Instituição se preocupa com a saúde mental de seus colaboradores e apoia iniciativas como o “Janeiro Branco”. A campanha, criada no Brasil em 2014, alerta à humanidade para a necessidade de se criar uma cultura de cuidados emocionais – promovendo assim a prevenção, o diagnóstico e o tratamento adequados para os problemas dessa natureza. Segundo pesquisa de 2021 da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil lidera uma lista de países com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) - entre a população.

Ainda segundo o médico da Justiça, diante dessa realidade e, “buscando contribuir para o bem-estar psíquico e emocional dos magistrados e servidores, em 2023 a JFPB iniciará as atividades do ‘Espaço Ser’ - que será instalado no Edifício-sede, na Capital. O projeto buscará desenvolver atividades voltadas para o equilíbrio físico e mental, a fim de colaborar com a conquista de uma melhor qualidade de vida por todos que compõem a Seção Judiciária”. 

Confira 10 dicas para equilibrar a vida:

1) Construa relacionamentos saudáveis, invista neles e diga "não" à violência.

2) Cuide da sua saúde física e da sua saúde financeira, também.

3) Fique menos tempo nas redes sociais, leia mais livros e aprenda sempre.

4) Aprenda a lidar com a necessidade de rotinas cotidianas e com o fato de que a vida possui imprevistos e pede pausas.

5) Conecte-se com a natureza.

6) Reconheça e acolha suas potencialidades e fragilidades.

7) Gaste mais tempo vivendo situação que lhe trazem alegria, entusiasmo, felicidade, paz de espírito, sentidos de integração e sentimentos de que as coisas estão em seu devido lugar.

8) Pratique o silêncio, a quietude e o descanso.

9) Defenda a justiça social, respeite direitos e trabalhe pela construção de políticas públicas dedicadas à saúde mental.

10) Aprenda a lidar com o fato de que a vida alterna momentos de alegria, dor, euforia, tédio, sucesso e fracasso.

Fonte: JFPB