Responsive image

JUSTIÇA FEDERAL LANÇA CARTILHA SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


 

A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) lançou, nesta segunda-feira (21), a publicação "Direito à Inclusão: uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência”. A divulgação do material inaugura uma série de ações que estão previstas para a I Semana de Acessibilidade e Inclusão, promovida pelas Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas. 

A publicação faz parte de uma campanha regional de sensibilização sobre questões como respeito à diversidade e promoção de oportunidade para todas as pessoas, independente de sua condição individual. Fruto de um trabalho coletivo, o material contou com a colaboração de servidores e servidoras com deficiência.

Com linguagem simples e ilustrações com textos descritivos, a cartilha apresenta conceitos referentes ao tema e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência, como à educação, ao trabalho, à acessibilidade e à saúde. Além disso, o leitor encontrará várias dicas de inclusão, com orientações sobre como combater o preconceito e o capacitismo.

Acesse a cartilha "Direito à Inclusão: uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência”. (https://issuu.com/trf5/docs/direito_a_inclusao

Programação - Com o tema “Acolhendo a Diversidade: o protagonismo da pessoa com deficiência”, a I Semana de Acessibilidade e Inclusão teve início nesta segunda-feira (19) e segue com atividades presenciais e on-line até a sexta-feira (23). Além do lançamento da cartilha, a programação contará com palestras que irão abordar temas como capacitismo, desafios das pessoas com deficiência e gestão da acessibilidade, bem como realização de uma oficina com pessoas com deficiência de toda a 5ª Região e realização de atividades locais em cada Seccional.

Fonte: JFPB