Responsive image

19,99%: EM ATO SIMBÓLICO SERVIDORES EXIGEM RECOMPOSIÇÃO SALARIAL NA RETOMADA DO ANO LEGISLATIVO


 

Servidores e servidoras representantes das três esferas do funcionalismo, participaram de ato simbólico nesta quarta-feira (02) em Brasília. A atividade é parte do calendário aprovado na Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras Federais ocorrida no dia 27 de janeiro.

Além da Capital Federal, outros estados cumpriram agenda de mobilização e fixaram faixas nos órgãos públicos, pleiteando tratamento isonômico para todas as categorias do serviço público.

A Fenajufe como única entidade representativa das trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Federal e MPU, anexou faixas em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), tribunais superiores (TSE),(STJ),(TST) reivindicando o reajuste de 19,99%.

Sem deixar a luta contra a reforma administrativa (PEC 32), o principal ponto da pauta foi a reivindicação pela recomposição salarial. O ato consistiu em uma caminhada entre o espaço do servidor até a Praça dos Três Poderes de onde os servidores (as) soltaram balões com uma faixa que pedia "negociação já!”
Os servidores buscam recomposição imediata de 19,99%, índice referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

Sem nenhuma devolutiva dos pedidos de audiências protocolados pelo Fonasefe e Fonacate no dia 26 de janeiro, o conjunto de servidores prometem greve geral unificada partir do mês de março.

Com a falta de sinalização de tentativa de negociação por parte do governo até o momento, o caminho é unificar a luta para organizar o movimento paredista já construído em todo o funcionalismo.

Agenda de mobilização aprovada:

07 a 11/02 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!
14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve;
09/03 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.

Fonte: Fenajufe